Aprenda técnicas que liberam o seu potencial criativo

O potencial criativo transforma ideias inovadoras e únicas em realidade. Ser criativo é ver o mundo de maneiras diferentes e colocar cor em cada uma delas. Com a criatividade você é capaz de fugir dos padrões, gerar novas conexões e garantir soluções revolucionárias.

O potencial criativo transforma ideias inovadoras e únicas em realidade. Ser criativo é ver o mundo de maneiras diferentes e colocar cor em cada uma delas. Com a criatividade você é capaz de fugir dos padrões, gerar novas conexões e garantir soluções revolucionárias.

É sempre bom lembrar que a criatividade não é um dom, de fato algumas pessoas já nascem com uma maior facilidade, mas tudo pode ser estudado e treinado diariamente. Mais à frente você irá entender que é tudo uma questão combinar técnicas e hábitos que estimulem o processo criativo.

Lembre-se: a constância é a chave principal para alimentar o seu potencial criativo e garantir que você tenha sucesso.

Se você tem uma ideia extraordinária, mas sente aquele famoso bloqueio criativo, acompanhe esse post onde mostraremos alguns segredos que irão te ajudar a destravar e ser um inovador renomado!

Técnicas para ser mais criativo

  1. A sua zona de conforto não é tão confortável assim, por isso: saia!

O primeiro caminho para ser um excelente criativo é sempre buscar por coisas novas, isso combinado com o hábito de ser um grande observador para aprender mais – até aqueles temas que não são tão bons assim.

Afinal, o seu cérebro precisa conhecer lugares novos para entender como colocar em prática coisas que ele já sabe, porém, de uma forma diferente. Isso que é liberar o potencial criativo!

Portanto, outra dica é procurar conteúdos diferentes da sua área. É de negócios? Estude sobre storytelling. Estude sobre marketing? Veja assuntos sobre tecnologia. Trabalha com dados? Aprenda como a comunicação pode ser eficiente na análise de dados. As ideias podem se complementar de forma que nunca imaginamos.

2. Os momentos de lazer são importantes

Muitas vezes não damos o devido ou atenção aos momentos de lazer. Não achamos necessários, considerando que são uma perda de tempo. Porém, eles são extremamente importantes, pois é nessas horas que o cérebro tem tempo para “respirar” e assimilar tudo o que foi aprendido e vivenciado.

Além disso, é essencial que usemos esses momentos para fazer coisas diferentes, experienciar algo novo. Que tal ler um gênero que você não está acostumado? Cozinhar uma comida diferente? Ou até planejar uma viagem para um lugar repleto de aventuras e com uma cultura oposta à sua?

Essas pequenas mudanças impulsionam o seu potencial criativo. Portanto, sempre que puder, desafie o seu cérebro a fazer alguma mudança e veja novas ideias revolucionárias surgirem.

3. Seja um observador

Na maioria das vezes, ideias revolucionárias surgem do complemento de várias pequenas coisas que você observou durante o dia.

Não force sua criatividade, deixe que os seus cincos sentidos façam parte de todo processo criativo. Toque, sinta, ouça e fale. Deixe que eles explorem o mundo ao seu redor.

Permitir-se receber inputs de pessoas, lugares, sites, livros, jornais, rádio e tudo aquilo que te faça pensar e ver além.

A sua criatividade precisa de estímulos para que crie modelos mentais e inovadores. Que tal dar exatamente o que ela precisa?

Seja um observador nato!

4. Mantenha relações interpessoais

Aprendemos muito com os relacionamentos do dia a dia, até mesmo nas conversas mais simples. Tirar um tempo para conversar com amigos, familiares, conhecidos e colegas de trabalho pode ser uma fonte infinita de novas ideias, além de que em cada bate-papo estimule a sua criatividade e absorva, talvez, aquele input que você ou o seu negócio precisava.

Lembre-se: externalizar suas ideias para alguém era o que precisava para que ela começasse a tomar forma. Concorda comigo, que duas ou mais mentes pensam mais do que apenas uma?

Quando você se relaciona, consegue praticar o brainstorming (é o debate após a tempestade de ideias), ele é uma das ferramentas mais usadas para os criativos, pois estimula a criação de novos modelos, soluções e negócios.

Portanto, muitas vezes a solução para o que você precisa é sentar para conversar com alguém sobre as suas ideias.  

5. Tenha uma missão

Quando você define uma missão, sabe bem onde a largada começa e onde ela vai terminar. Ela é como se fosse o seu combustível diário para acordar e fazer diferença.

A sua missão pode ser para se tornar um palestrante bem reconhecido, um escritor best-seller ou simplesmente ser uma referência para o seu ramo de negócios!

Ela vai te movimentar, descontruir, solucionar problemas, até mesmo construir pontes indestrutíveis e, o mais importante: te manter motivado.

6. Coloque as ideias no papel

Tudo que estiver na sua cabeça, coloque no papel. Não pense muito se ela é válida ou não, apenas escreva, inclusive, essa é a primeira regra básica do brainstorm.

Num futuro breve, você pode reler essas anotações e entender que era aquilo que faltava. Por isso, toda vez que pensar em algo, registre. Não deixe cair no esquecimento, ela pode ser valiosa.

Quando você escreve, estimula. Portanto, por mais desnecessária que pareça ser naquele momento, não desacredite do potencial dela e anote.

Futuramente, você agradecerá por isso!

Por isso…

Sempre que puder, não deixe de ler, conhecer lugares novos, conversar com pessoas, assistir filmes ou séries, sair de casa e sentir o ar fresco. Por mais simples que pareçam, elas te fazem fugir da rotina e criar um ambiente de trabalho mais criativo e harmonioso.

Sendo assim, quando você exercita o seu potencial criativo, ele te proporciona criar ideias inovadoras e revolucionárias!

É disso que o seu negócio precisa? Coloque em prática agora mesmo e veja a mágica da criatividade acontecer!