5 dicas para gerenciar crises

Gerenciamento de crises | Negocio de resultado

Toda empresa está propensa a entrar em crise em algum momento, seja por fatores externos como problemas na economia a nível nacional ou mundial, hábitos de consumo, mudança no cenário tecnológico ou, por fatores internos como problemas de gestão, falta de capital, má prestação de serviços, entre outros motivos.

Toda empresa está propensa a entrar em crise em algum momento, seja por fatores externos como problemas na economia a nível nacional ou mundial, hábitos de consumo, mudança no cenário tecnológico ou, por fatores internos como problemas de gestão, falta de capital, má prestação de serviços, entre outros motivos.

Se você é dono do seu próprio negócio provavelmente sabe que um bom planejamento estratégico e boa previsibilidade nas ações ajudam a reduzir muitos desses riscos mesmo que sejam externos. É importante estar atento ao cenário econômico, político e, principalmente, nos hábitos do consumidor.

Entretanto, mesmo com todos os cuidados necessários, um momento de crise pode acontecer. E, nessa hora, é importante estar preparado também e focar totalmente na solução. Até porque, toda crise é passível de controle e, com as atitudes certas, reverte-la será fácil.

E, se você não sabe como fazer isso, fique tranquilo, este conteúdo irá te ajudar a tomar as melhores ações perante as crises.

Confira a seguir como gerenciar crises:

1. Tenha um plano de gerenciamento de crise

Para qualquer situação no meio empresarial, a melhor forma de evitar prejuízos ou quaisquer conflitos é o planejamento. E para evitar as crises isso não é diferente. Trace um plano bem detalhado buscando a previsibilidade de diversas situações que podem impactar o seu negócio e leve em consideração os seguintes tópicos para o seu plano prático:

  • Reserva financeira destinada para determinados tipos de crises;
  • Orientação da equipe para que todos estejam aptos a agir em determinadas situações
  • Avalie constantemente os cenários econômicos, políticos e sociais
  • Tenha um plano B e pense a longo prazo para estar sempre um passo à frente

2. Seja transparente na comunicação

Os seus maiores aliados em um momento de crise serão os seus colaboradores. Portanto, seja transparente a comunicação interna, sempre deixando claro o cenário atual da empresa e, nos momentos de crise, procure alertá-los sobre os riscos.  

Desta forma, será mais fácil contar com o apoio coletivo até mesmo com novas ideias para lidar com esse cenário.

3. Faça uma boa gestão dos seus canais  

Em situações delicadas como essa, os seus canais de comunicação com o público deve ser o principal meio para se proteger. Procure deixar as redes sociais bem atualizadas com informações que sejam pertinentes. As redes sociais precisam ter uma boa estratégia de conteúdo, para não perder a proximidade com o público.

4. Conte com uma assessoria de imprensa

Para auxiliar nas ações de comunicação com o público externo, a contratação de uma assessoria de imprensa é essencial. É através dela que você poderá atingir os veículos maiores de comunicação que poderão falar da sua empresa por você. Além disso, em caso de conflitos maiores, a assessoria tem as estratégias certas para se comunicar de forma preventiva com o público.  

5. Execute os próximos passos com agilidade

Após um planejamento bem estruturado e a comunicação com o público interno e externo bem alinhada o que resta é agir. Afinal, nem sempre haverá tempo para fazer outras análises ou ficar em dúvida a respeito de alguma ação, pois em apenas algumas horas de espera se tem impactos irreversíveis para o caixa e a imagem da empresa.

Por isso, traçar um ótimo plano preventivo desde o início, no qual seja confiável e executável, evitará muitos retrocessos.

Lembre-se: crises são passageiras e é preciso aproveitar as oportunidades certas para evitar maiores danos. Seguindo esses passos é possível salvar a sua empresa ou, se a crise depender de fatores externos, fazer com que a sua organização saia imune dessa.

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