Fim da procrastinação: dicas para tirar suas metas do papel

procrastinação - negocio de resultado

Quantas vezes em um novo começo de ano você anotou seus objetivos, mas logo se esqueceu do que havia escrito? Quantos finais de ano você já chegou sem se lembrar do que almejava para aquele período?

“Menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas em sua totalidade.” Foi isso o que apontou uma pesquisa realizada pela Slac Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching. Você faz parte desse grupo ou dos outros 92% de pessoas? Quantas vezes em um novo começo de ano você anotou seus objetivos, mas logo se esqueceu do que havia escrito? Quantos finais de ano você já chegou sem se lembrar do que almejava para aquele período? Para que os próximos anos sejam diferentes e você faça parte dessa pequena parcela de realizadores, veja aqui algumas dicas práticas de como deixar de procrastinar e partir para a ação.

4 passos para você parar com a procrastinação

1 – Identificar o que te faz procrastinar

Existem motivos por trás da procrastinação. Muitos culpam apenas a preguiça, mas isso é uma forma de evitar o real problema. Yasmim Barroso, fundadora da flordemim – loja especializada em ferramentas de produtividade – compartilha em seu canal alguns motivos comuns para esse comportamento: medo, cansaço, não saber fazer uma parte da tarefa ou a tarefa em si e falta de organização. Então, reflita qual o real motivo da sua procrastinação para, assim, resolver esse ponto antes de qualquer coisa. Você está cansado? Descanse. Não sabe como executar a tarefa? Busque ajuda para aprender. Sua procrastinação muito provavelmente não é apenas preguiça. Porém, o motivo mais comum é a falta de planejamento, e as próximas dicas são para auxiliar nesse aspecto.

2 – Definir seu objetivo

Você sabe o que quer fazer? Quais são os objetivos que deseja alcançar? O primeiro passo para tirar as metas do papel é tê-las de fato anotadas. Você precisa saber a direção que quer seguir. Geronimo Theml, especialista em produtividade e autor do livro “Assuma o comando da sua vida”, fala em seu Instagram que não ter clareza dos seus objetivos é como entrar em um carro e na hora de colocar o destino no GPS não saber o que colocar. Portanto, você terá a opção de ficar dando voltas sem um rumo certo ou se planejar melhor e ir em direção ao que realmente deseja.

3 – Criar metas alcançáveis

Após saber o que você quer, é hora de tornar esses desejos em metas alcançáveis. Por exemplo, você sonha em escrever um livro? Anotar isso todo ano na sua lista de metas, infelizmente, não fará você dar andamento nela. Para mudar isso, utilize uma das metodologias mais recomendadas pelos especialistas da área, o método SMART, em que todas as metas devem ser:

  • specific (específica);
  • measurable (mensurável);
  • achievable (alcançável);
  • realistic (realista);
  • timely (ter prazo definido);

Sendo assim, sua meta de escrever um livro ficaria algo como: “quero escrever um livro sobre empreendedorismo com 60 mil palavras em até um ano”. Percebe que, assim, é possível enxergar caminhos palpáveis para tirar o projeto do papel?

4 – Montar um plano de ação

Conforme todas as metas responderem a esses critérios, o próximo passo é definir o plano de ação e sair de fato da procrastinação. Essa ferramenta vai te ajudar a visualizar o caminho até atingir sua meta. Em outras palavras, é como partir o grande objetivo em pequenos pedaços para você sair do ponto A e chegar até o ponto B.

É através do plano de ação que você conseguirá executar tarefas continuamente e fazer com que suas metas deem andamento ao longo do tempo, sem que você queira correr no último minuto para tentar realizar tudo a todo custo – por querer ou por realmente precisar.

Um exemplo simples, imagine que você queira ler mais no próximo ano e sua meta seja ler 20 livros. Se você não monta um plano de ação, você procrastinará até o último mês e quando chegar em dezembro, vai querer ler os 20 livros de uma vez. É para isso que existe o plano de ação, para que você distribua sua meta ao longo do seu ano e realize um pouco de cada vez.

O especialista Geronimo Theml explica como fazer isso de uma maneira bem prática em um vídeo no YouTube, dá uma olhada.

PLANO DE AÇÃO: O QUE É E COMO MONTAR UM

Agora você pode estar pensando: “nossa, mas isso dá muito trabalho e toma muito tempo.” Verdade, mas pense bem, quanto tempo mais você vai gastar procrastinando? Planejar e executar realmente consome um pouco de tempo, mas o resultado e a sensação são muito mais satisfatórios do que continuar observando as mesmas metas todos os anos em um papel sem serem realizadas.