Coisas que todo empreendedor deveria saber

empreendedorismo - negocio de resultado

Empreender é um grande desafio. Você que já iniciou sua jornada no empreendedorismo sabe que é verdade.

Empreender é um grande desafio. Você que já iniciou sua jornada no empreendedorismo sabe que é verdade. E caso ainda não tenha começado, é importante já saber que a vida do empreendedor não é o mar de rosas que parece ser pelas redes sociais. Ser seu próprio chefe, “escolher” seus horários e não depender de uma empresa pode ser algo bom para muitos, mas um caminho bem árduo para outros. Para ajudar a tornar a sua caminhada um pouco mais leve, separamos três coisas que todo empreendedor deve saber para se preparar.

1.  “Não espere encontrar um propósito para começar”

A empreendedora Camila Vidal, fundadora do Moving Girls, dá esse conselho no primeiro capítulo do seu livro, “Como criar o seu negócio do zero”, e muitos outros especialistas compartilham dessa opinião em suas redes sociais, palestras e livros. Não entenda mal, o propósito é essencial para o sucesso a longo prazo de um negócio. Porém, a falta dele não pode te impedir de começar. Além disso, Camila Vidal também ressalta que as motivações iniciais podem mudar e seus objetivos podem se transformar durante sua jornada. Então, não foque em ter uma resposta concreta para iniciar seu empreendimento. Apenas comece!

“Assim que você verdadeiramente se empenhar para que alguma coisa aconteça, o ‘como’ vai aflorar por si mesmo.” – Tony Robbins

2.  Pensar dentro da caixa

Muito se fala sobre pensar fora da caixa, que também é muito necessário. Contudo, pouco se fala sobre como é essencial pensar dentro da caixa. Esse foi o tema do livro de Thiago Oliveira, que faturou milhões de reais após identificar uma possibilidade de melhoria dentro do seu processo de trabalho. O autor diz o seguinte em sua obra: “A oportunidade não está em criar repentinamente algo novo, mas em transformar algo que já existe”.

O empreendedor destaca o exemplo do Uber, que se tornou a empresa de transporte mais valiosa do mundo sem ter sequer uma frota de carros. Isso porque seus criadores analisaram algo que não estava dando certo: a dificuldade no deslocamento das pessoas, e pensaram em uma solução para tal problema. Veja bem, os carros já existiam, os táxis já existiam e os celulares e aplicativos também. A solução criada foi unir o que havia de disponível para facilitar que um usuário encontrasse um carro em vez de buscar por ele nos pontos de táxis andando.

Se você está na fase de desenvolvimento da ideia, olhe para sua rotina, para os problemas ao seu redor e busque enxergar com olhos de empreendedor. Isso o ajudará a criar soluções criativas e funcionais.

3.  “O mito de ser feliz fazendo o que ama”

Esse é o tema da palestra de Monique Evelle – uma das principais vozes sobre empreendedorismo no Brasil – no TEDx. É importante que todo empreendedor entenda que, por trás de toda a romantização que existe no empreendedorismo, há muita batalha para se estabilizar. Esse mito de ser feliz fazendo o que ama muitas vezes é fazer o que se sabe para sobreviver. Sendo assim, não se frustre se você não conseguir rentabilizar algo que você goste. Foque em fazer algum trabalho que você sabe, ou que é capaz de aprender, e que vai te garantir a renda que você precisa.

Maurício Benvenutti também fala algo parecido em seu livro “Audaz”. O autor diz assim: “Não se apaixone pelo trabalho que você faz, mas pelo benefício que o seu trabalho gera”. E tem a mesma essência do que Monique Evelle traz em sua palestra. Foque no que o seu trabalho te proporciona – seja a renda para sobreviver, a flexibilidade de horários, o impacto social etc. – e no que proporciona para o outro. Você nem sempre será possível ser feliz fazendo o que ama.