Aprenda a usar o real poder da internet no seu negócio

Usar a internet no seu negócio - Negócio de resultado

O uso da internet virou parte importante no planejamento da maioria dos negócios. Porém, muitas pessoas acreditam que basta criar um perfil no Instagram que tudo irá mudar e o negócio irá alavancar.

O uso da internet virou parte importante no planejamento da maioria dos negócios. Porém, muitas pessoas acreditam que basta criar um perfil no Instagram que tudo irá mudar e o negócio irá alavancar. Mas não é bem assim, há diversas maneiras de utilizar as ferramentas digitais para potencializar um negócio, tudo depende de variáveis como público-alvo, segmento do negócio, objetivos etc. Aqui você vai ver os principais recursos disponíveis para usar a internet a favor do seu empreendimento.

Google Negócio

Sabe quando você quer encontrar algum estabelecimento e coloca no Google “cabeleireiro”, “manicure” ou “pizzaria” e aparecem as empresas mais próximas de você no setor? Essa é a ferramenta Google Negócio, ela é gratuita e bem simples de configurar. Muitos profissionais não dão valor a ela, e é por isso que procuramos o nome de algum lugar e não o encontramos no Google, o que já gera desconfiança, não é mesmo? Por isso, é importante configurar sua empresa nessa ferramenta, para aparecer todas as informações e você conseguir atrair clientes que estão próximos à sua localização. Se precisar de ajuda com o passo a passo, assista esse vídeo.

Avaliações

Outra coisa muito importante para os negócios são as avaliações. Isso já era importante antes mesmo da internet, mas atualmente é muito mais fácil de verificar o que outras pessoas acharam do seu produto, serviço ou atendimento. Você mesmo já deve ter ido dar uma olhadinha nas avaliações de algum negócio para decidir se deveria comprar ou não naquele lugar, não é mesmo? Ou então para decidir em qual restaurante ir almoçar. Geralmente, optamos pelo que tem as melhores avaliações.

E isso também faz parte do Google Negócio. A partir do momento que você configura sua empresa na ferramenta, ela estará apta para receber considerações dos clientes. Depois disso, você precisará incentivar seus consumidores a deixarem as opiniões registradas lá no seu perfil. Sempre que alguém comprar com você, peça para avaliarem no Google. Isso aumenta sua relevância e a boa reputação da empresa quando for procurada por novos clientes.

Redes sociais

Como dito anteriormente, algumas variáveis podem mudar sua estratégia. Então, se o seu público-alvo é mais jovem, você vai precisar dar ainda mais atenção às redes sociais. Conforme pesquisa do Google, 40% do público da Geração Z, por exemplo, prefere fazer pesquisas no TikTok e no Instagram em vez da pesquisa do Google e do Maps. Então, se você fizer apenas o Google Negócio, eles não irão te encontrar, compreende? O público-alvo também irá definir em quais redes sociais você deve divulgar o seu negócio e o quanto de energia e dinheiro dedicar em cada uma delas.

Você também pode alimentar um blogue, criar uma lista de e-mails, fazer anúncios etc. Porém, esse assunto requer aprofundamento. Para saber o que e como fazer, você precisará buscar ajuda profissional ou conhecimento em livros e cursos como:

Preparado para começar a potencializar seu negócio no ambiente digital?